Loja para mascotes Loja para mascotes Loja para mascotes

Saúde

A maioria das perguntas que as pessoas têm sobre chinchilas são relativas à saúde, seja sobre como garantir e manter a boa saúde da chinchila e evitar acidentes, seja para tratar um problema já existente.

 Sob boas condições, chinchilas são animais resistentes. Uma gaiola limpa e uma dieta adequada são os aspectos mais importantes na manutenção preventiva de doenças. Além disso, chinchilas bem cuidadas têm mais resistência a eventuais distúrbios.

 Doenças e acidentes podem acontecer, mas não entre em pânico. Apenas não demore em procurar um veterinário, quanto antes for detectado o problema, mais fácil será para tratá-lo; ao passo que um problema sem tratamento rápido e adequado, pode tornar-se um problema maior e até mesmo levar à morte. Algumas das doenças comuns em chinchilas estão relacionadas à alimentação e higiene inadequadas, resultando em problemas gastro-intestinais, entre outros. Procure sempre um veterinário a qualquer sinal de anormalidade, só ele poderá avaliar as condições da sua chinchila e indicar o tratamento adequado. Algumas das doenças comuns em chinchilas estão relacionadas a alimentação e higiene inadequadas, resultando em problemas gastro-intestinais, entre outros. Clique aqui para saber mais sobre as doenças mais comuns.

 Sinais de que algo está errado: Alguns sinais são evidências de problemas de saúde.

Observe: Mudanças na disposição (letargia e diminuição ou perda de apetite). Mudanças na cor, consistência e/ou tamanho das fezes (as normais são firmes, de tamanho uniforme, um pouco maiores que um grão de arroz e de coloração marrom-escura). Perda de equilíbrio. Secreção nos olhos, nariz ou boca. Dificuldade de respiração. Estes são sinais de alerta de que algo está errado. Isole as chinchilas com doenças infecciosas, para que não contaminem as demais e limpe a gaiola e todos os acessórios, incluindo a banheira. Se o problema for sério, você logo vai notar um dos seguintes sintomas: A chinchila pára por completo de comer ou come muito, muito pouco. Fica muito quieta ou muito parada quando deveria estar alerta. (lembre-se que as chinchilas têm hábitos noturnos, durante o dia, elas dormem mesmo) As fezes estão muito duras e/ou finas – ou muito moles ou completamente ausentes. A chinchila tem espasmos e/ou cai de lado. Não reage ao toque, ou seja, você tenta pegá-la e ela deixa o corpo completamente solto. Sangramentos perceptíveis pelo ânus, uretra ou vagina. Quaisquer destes sintomas são sinais de que você vai precisar levar a chinchila a um veterinário com urgência. Para dicas sobre veterinários, clique aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário