O que é normal?
Dentes brancos em chinchilas indicam uma carência séria de cálcio que precisa ser tratada. Chinchilas com dentes brancos estão doentes. O tratamento é feito com suplemento de cálcio e deve ser prescrito por um veterinário. Verifique regularmente os dentes da sua chinchila, principalmente os das fêmeas gestantes ou em lactação.
Para roer: Outra coisa importante é que a chinchila é um roedor, de forma que seus dentes crescem constantemente e precisam ser gastos. Deixe à disposição da sua chinchila objetos apropriados que ela possa roer o tempo todo. Elas ficam entediadas facilmente com os brinquedos, então tenha várias opções e as troque uma vez por semana. Exemplos de objetos que podem ser dados à chinchila para roer são: Casca de côco: compre o côco, corte no meio e retire completamente a polpa e a pele. Deixe a parte dura na gaiola para a chinchila roer.
Blocos de madeira: Atencão!!! Não são todos os tipos de madeira que a chinchila pode roer!!! Muito cuidado com o tipo de madeira, pois algumas são tóxicas para a chinchila e poderão matá-la. A madeira ideal é a de pinho natural e você precisa se certificar que não foi tratada de forma alguma, que não contém componentes químicos de nenhuma espécie.
Alfafa em blocos/prensada: além de ser um alimento importante na dieta da chinchila, a alfafa prensada em blocos é dura e firme e ajuda a gastar os dentes das chinchilas. Pedra pomes: você pode fornecer esta pedra para a sua chinchila, mas não exagere. Forneça esporadicamente.
Blocos de cálcio: são blocos duros que podem ser comprados em pet-shops e podem ser usados quando a chinchila apresenta carência de cálcio ou fornecido a fêmeas em gestação ou lactantes. Também não exagere neste item, ele deve ser fornecido apenas esporadicamente e como suplemento de cálcio, não como um ítem regular. Rolos de papelão: você pode de vez em quando dar o miolo do rolo de papel higiênico ou de papel toalha, ou até mesmo de bobinas (desde que não contenham tintas) para a chinchila roer.
Oclusão Dentária: Um problema muito comum é a oclusão dentária, que pode ser provocada pela falta de desgaste dos dentes, por má formação ou ser uma condição genética. É um problema sério que precisa ser tratado e muitas vezes é recorrente. Uma chinchila com este problema começa a babar, os olhos lacrimejam, ela começa não querer comer e vai ficando debilitada. Se não for tratada a tempo a oclusão dentária é fatal. Então, ao perceber os sintomas, leve sua chinchila ao veterinário o mais rapidamente possível. Ele deverá cortar ou serrar/gastar os dentes da chinchila e, mesmo assim, você precisará ficar atento a futuras ocorrências.
Sem comentários:
Enviar um comentário